Novidades

ERSE disponibiliza simulador de comparação de preços de gás natural

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) disponibiliza a partir de hoje, na sua página na Internet, um simulador de preços de gás natural, através do qual os consumidores domésticos e as pequenas empresas, com consumos anuais até 10.000 m3, poderão comparar as ofertas de preços de gás natural em mercado.

Este novo simulador de comparação de preços destina-se à quase totalidade dos clientes de gás natural em Portugal, cerca de 1,3 milhões, que representam um consumo anual de 4.500 GWh e, à semelhança do que acontece para a eletricidade, será um importante instrumento de ajuda para os consumidores que pretendem avaliar as propostas dos comercializadores em mercado.

O simulador de preços de gás natural permitirá calcular o valor anual da fatura de gás natural com as diversas ofertas tarifárias disponíveis ao consumidor.
Atualmente, além dos comercializadores de último recurso, existem mais três comercializadores em mercado com ofertas para os consumidores domésticos e as pequenas empresas: a Galp, a EDP Comercial e a Goldenergy.

A tarifa regulada de venda a clientes finais para os clientes com consumos anuais superiores a 500 m3 e inferiores ou iguais a 10.000 m3 (escalões 3 e 4 ) terminou a 30 de junho, o que significa que todos os novos clientes nestes escalões têm de contratar no mercado liberalizado.
A 31 de dezembro de 2012 acabam as tarifas reguladas para os clientes com consumos anuais inferiores ou iguais a 500 m3 (escalões 1 e 2), cujos novos contratos passarão também a ser feitos em mercado livre.
Todos os consumidores que ainda permanecem no mercado regulado têm um período transitório para passar para o mercado livre que vai até ao final de 2014, no caso dos escalões de consumo 3 e 4, e até ao final de 2015, no caso dos escalões de consumo 1 e 2.
A exceção são os consumidores economicamente vulneráveis, que podem continuar a ser fornecidos pelo comercializador de último recurso com uma tarifa social.

SIMULAÇÃO